sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Feudalismo


O feudalismo foi um sistema econômico, político e social baseado na propriedade sobre a terra, que pertencia ao senhor feudal, e ele cedia uma porção da terra ao vassalo em troca de serviços; o vassalo fazia um juramento de que serviria ao senhor feudal em troca do feudo. Com a terra (benefício), vinha o poder de comando, punição, aplicação de justiça e cobrança de impostos sobre a população. Assim, quem recebia o benefício passava a assumir funções de senhor do castelo nessa terra.
O juramento passou a ser feito mais pelo interesse em ter a terra (feudo), do que na fidelidade e lealdade ao soberano. A posse dessa terra se tornou o fundamento da relação entre o rei e seus vassalos. Os nobres de maior importância, recebiam o feudo diretamente das mãos do rei, tornando-se automaticamente seus vassalos. E estes nobres, por sua vez, podiam passar parte de seu feudo a outros nobres menores; criando assim, uma hierarquia de suserania e vassalagem.

O feudalismo nasceu através da articulação entre dois eixos de relações: as relações feudo-vassálicas e as relações servis de produção. As relações feudo-vassálicas baseavam-se na fidelidade e na reciprocidade entre os membros da aristocracia militar e territorial do feudo; as relações servis de produção, eram baseadas na desigualdade de condições e na exploração do trabalho, estabelecidas entre o senhor da terra e seu servo; que recebia um lote para plantar e cultivar: cuidar da terra, sendo assim, defendidos pelos senhores, mas devendo a eles uma série de obrigações. Tudo o que era cultivado nesse lote era do senhor feudal (corvéia).

A decadência do feudalismo ocorreu porque no século XI os senhores feudais aumentaram a exploração sobre os servos, em razão da necessidade de aumentar a produção de alimentos; e os servos fizeram uma série de revoltas e fugas.
Os cavaleiros furtavam as cidades do oriente quando voltavam das cruzadas. Os utensílios tirados destes saques eram vendidos no meio do caminho. Aparecendo então feiras medievais e rotas comerciais.

A burguesia surgiu como uma nova classe social. Se dedicando ao comércio, os burgueses enriqueciam e movimentavam a economia na Idade Média. Eles precisavam de segurança e construíram lugares para morar protegidos por muros. Assim surgiram os burgos e como conseqüência várias cidades foram iniciadas.

Com o crescimento das cidades surgiram mais empregos. Muitos largaram a vida rural para buscar melhores condições nas cidades européias. Com o afastamento do campo, os senhores feudais mexeram nos trabalhos servis, melhorando assim, as taxas e os impostos. Essas mudanças transformaram os serviços no campo, e o sistema feudal de produção.

Um grande fator que contribuiu para a decadência do feudalismo foi durante as Cruzadas, pois Jerusalém não foi conquistada pelos cristãos, deixando assim, as igrejas Católica Romana e Católica Ortodoxa separadas. As Cruzadas não foram apenas um movimento militar, foi também um movimento religioso , criado para que os cristãos conseguissem retornar para Jerusalém ( Terra Santa), que estava em poder dos muçulmanos.

As peregrinações em direção à Jerusalém e as lutas travadas lá contra os infiéis que tomavam posse da Terra Santa, foram justificadas como uma guerra “autorizada” por Deus contra os hereges, a Guerra Santa.


Aquelas pessoas que não haviam ganhado a “confiança” de Deus (através dos serviços em algum mosteiro),poderiam se redimir participando da guerra para tomar Jerusalém. Sendo prometido a essas pessoas, é claro, alguma recompensa divina, como a salvação da alma, ou algo do tipo.

As Cruzadas foi também uma tentativa de superação da crise que estava se instalando na sociedade feudal; também porque muitos nobres desejavam expandir seus domínios territoriais , e com o sucesso das Cruzadas isso seria mais fácil.

No fim do século XIII a agricultura apresentava sinais de queda anunciando uma clara falta de alimentos, com os solos se esgotando, já que a população continuava crescendo; pois a produção agrícola não acompanhava o crescimento das cidades Além da fome que começava q assolar a população ,a Europa foi assolada por intensas chuvas, favorecendo o alastramento de diversas epidemias , levando a população à mortalidade.

A peste negra foi uma das doenças que mais causou mortos. “Nos campos ingleses, o número passou de 40 mortos por cada mil habitantes, para 100 por mil. Na cidade de Ypres, uma das mais importantes da Europa, pelo menos 10% da população morreu no curto espaço de seis meses em 1316... FRANCO Jr, HILÁRIO.Idade Média. Nascimento do Ocidente, São Paulo, Brasiliense, 1998.

A doença abalou a economia e amedrontou a Europa; muitas cidades ricas foram abandonadas, pois seus moradores fugiam e buscavam ar puro e pessoas não contaminadas. Graças à tudo isso, alguns nobres exploravam cada vez mais os camponeses; já outros nobres passaram a substituir a corvéia por pagamento em dinheiro, dando mais autonomia aos camponeses, mudando as relações servis de produção.

Alunos:
Beatriz Silva
Emily Cristina
Tuanne Stefani