quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Uns rezam, outros combatem e outros trabalham

Império Romano agrava pelas invasões bárbaras, ao longo do período medieval, realizou-se a integração dos germânicos, o que preparou os fundamentos do mundo moderno. As características do cerne são produção auto-suficiente, sociedade estamental, poder político local. Com a conjugação de diversos fatores se formou um sistema, dividido em dois grupos: estruturais (de longa duração) e conjunturais (os mais imediatos).

Estrutura política do Feudalismo prevaleceu na idade média as relações da vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, o vassalo oferece ao suserano, fidelidade e trabalho em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. Economia feudal baseava-se na agricultura, as trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal, o artesanato também era praticado, a produção era baixa pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares.

A igreja Católica era a que dominava o cenário religioso, a igreja também tinha um grande poder econômico, pois possuía terras em grandes quantidades e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade, grande parte do seu tempo era rezando e copiando livros e bíblias.

Educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam , era muito marcada pela igreja então a educação era voltada as doutrinas religiosas e táticas de guerras. A maioria da população era analfabeta não tinha acesso a livros. Outra coisa muito marcada pela igreja era a arte, as pinturas retratavam passagens bíblicas. A arquitetura se destacou na construção de igrejas, castelos, catedrais.
Fatores estruturais vieram do mundo romano, outros dos germânicos, no mundo romanos diversos elementos contribuíram para a formação do feudalismo: a vila, a decomposição do escravismo, a crise do poder político. Outros elementos vieram do mudo germânico: economia natural, instabilidade social, sistema político, comitatus. Por faltar condições conjunturais as populações urbanas se refugiaram no campo.

Os bárbaros também se instalaram no campo, nas vilas, alguns como senhores antes de integrar-se aumentaram a insegurança perambulando pelas estradas, Depois de integrados chegaram os Árabes, que isolaram a Europa e o resto do mundo. Com seus barcos de quilhas e velas os normandos iam longe, atacavam por mar e pelos rios tornando quase impossível a defesa. Atacando igualmente os diversos pontos da Europa ocidental os húngaros e eslavos. A vida só era possível em um castelo fortificado com tantos ataques, onde as estruturas românicas e germânicas se integraram, dando origem ao sistema feudal.

Sistema feudal funcionava como um regime de propriedade, em três formas de posse de terra: posse coletiva reserva ou manso senhorial, manso servil ou tendência. Regime de trabalho, Corvéia, Redevances, Prestações.

Reinos bárbaros foram formados em duas fases, a primeira fase foi a dos povos bárbaros associados do império romano estabeleceram reinos rudimentares e efêmeros. A segunda fase os reinos bárbaros deram origem a instituições mais duradouras, bases para as monarquias feudais.

Grandes migrações e a primeira fase da formação dos reinos bárbaros; nessa fase a noite do ano-novo 406 foi um marco importante, vários reinos bárbaros se destacavam nesta primeira fase; Reino vândalo (os vândalos avançaram pela Gália e pela península Ibérica até se estabelecerem no norte da África; Reino dos Ostrogodos (Fixaram na península Itálica em 488 sobe a liderança de Teodorico); Reino dos visigodos e dos Burgúndios (ocuparam Gália e depois dominaram grandes partes da península Ibérica).

Segunda fase, seus resultados duradouros, e formação da cultura européia, conquista de Gália pelos francos e o domínio da Inglaterra pelos anglo-saxões no século V, nesta fase e destacam dois reinos, Reino dos Francos (Originários da Bélgica atual, fixaram-se na Gália do norte) Reino anglo-saxões (desembarcaram das ilhas britânicas, os romanos já tinha abandonado a região a muito tempo, este reino conseguiu estabelecer mais solidamente em território europeu, superando as heranças do velho Império Romano)

As transformações do feudalismo, Europa passou por um período de paz e segurança durante o final do século X e também estavam correndo avanços na economia e na sociedade feudal. A economia se dinamizava e a população crescia encontrou alimento suficiente graças ao aumento da população agrícola, as cidades antes pequenas cresciam com o excedente populacional, essa população que em parte se dedicava ao artesanato necessitava cada vez mais de matéria-prima para suas atividades, isso exigia que o campo aumentasse sua produção para vendê-las ás cidades.

As cidades tinham de proteger seu artesanato e seu comércio da concorrência estrangeira. Para isso foram criadas as corporações de ofício, que controlavam a qualidade dos produtos, os horários de funcionamento de cada oficina e dos respectivos trabalhadores, o preço das mercadorias e o método de fabricação. Esse controle impedia o desenvolvimento de novas técnicas, pois as corporações temiam que isso barateasse os produtos. (Extraído do livro HISTÓRIA DO MUNDO OCIDENTAL)

A expansão comercial foi algo que marcou muito nesta época porque com o passar do tempo as cidades foram adquirindo por força das armas ou do dinheiro direitos.
Crise e decadência do feudalismo o resultado imediato foi a alta dos preços dos cereais, principalmente dessa época, a falta de dinheiro por causa da paralisação do mercado agrícola agravou-se ainda mais pelo esgotamento das minas de ouro e prata, levando ao declínio do comercio e das finanças. A taxa de natalidade diminuiu e a de mortalidade aumentou. Principais causas para a crise foi, o renascimento comercial impulsionado, principalmente pelas Cruzadas. Desenvolvimento dos centros urbanos provocando o êxodo rural. A volta do contato da Europa com o Oriente. O surgimento da Burguesia. No final do século XV o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido, os senhores feudais perderam poder econômico e político começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.

Alunas:
Fernanda Carvalho
Kamila Santos